Desenvolvimento pessoal e profissional
Embora a comunicação pareça ser um tema simples, é preciso saber quantos de nós conseguimos desenvolver uma comunicação adequada e assim obtermos os resultados esperados.
Para isso o processo de comunicação envolve alguns passos, que são:
• Emissor da mensagem: A fonte de onde partiu a idéia ou o conteúdo a ser transmitido para outros;
• Receptor da mensagem: O alvo ao qual a mensagem foi transmitida, que idealmente nos dará um feedback para sabermos se a mensagem foi compreendida.
Quando ocorre um desentendimento entre a mensagem que transmitimos e a que as pessoas recebem, estamos falando de ruídos ou barreiras na comunicação, que podem ser de diferentes tipos:
• Problemas de semântica: Palavras e/ou expressões que são incompreensíveis e desconhecidas pelo receptor.
• Distrações físicas: Barulhos, interrupções.
• Efeito de status: Diferença de nível hierárquicos ou social entre os interlocutores.
• Diferenças culturais: Gestos e/ou palavras que podem transmitir um significado diferente a pessoas de diferentes culturas.
• Falta de feedback: Quando não se oferece orientações ou avaliações aos funcionários, quanto ao seu comportamento e desempenho.
O feedback não é uma tarefa fácil de ser feita, porém é fundamental para estar desenvolvendo um relacionamento pessoal e profissional em uma organização. Para que o feedback seja correspondido de forma esperada, o mesmo deve ser feito de forma construtiva.
Para elaborar uma crítica construtiva a habilidade de comunicação é fundamental, porém isso exige mais duas habilidades que se tornam fundamentais numa crítica construtiva: a assertividade( que seria a habilidade de expressar o que se sente ou se pensa, de ser sincero e autêntico, sem ser agressivo ou grosseiro) e a empatia( que seria o ato de se colocar no lugar do outro, tentar entender uma situação na perspectiva dele).
A maioria das pessoas tem uma dificuldade imensa em fazer apresentações em público,