Remuneração indireta
Capítulo 4
Origens
Os Benefícios diretamente dos dois tipos de remuneração já apresentadas, são proporcionadas aos empregados com uma condição de emprego e não associados a fatores críticos de desempenho, ou seja, são concedidos a todos os funcionários, independente de seu desempenho. Em linhas gerais, o empregador, que oferecesse benefícios sociais seus empregados, faria jus à dedução dos custos dos benefícios ofertados como despesa empresarial regular. Atualmente, os programas de benefícios visam a contribuir favorável na atração e retenção de talento. Os programas de benefícios não apenas representam uma parcela significativa de custos empresariais.
Evolução e Benefícios Freqüentes Antes eram assistência médica, seguro de vida, restaurante, em suas instalações, transporte, creches e clubes recreativos. São os atuais Seguridade Social, Previdência privada, serviços, automóveis, estacionando, transporte, celular, cartão de crédito empresarial, auxilio educação, empréstimo pessoal, alimentação, cesta básica.
Alinhamento dos programas de benefícios a cultura organizacional Uma vez concedidos (gratuita e habitualmente) os benefícios passou a integrar a remuneração do empregado, não podendo sofrer redução, salva a disposto em convenção ou acordo coletivo. Como se observa, o assunto é de extrema complexidade, necessitando de administração eficaz complexidade, necessitando de administração eficaz para possibilitar atendimento das necessidades do empregado Como todo sistema de gerenciamento, o programa de benefícios deveu ser delineado levando em considerando as influencias do ambiente de negócios, assim como resultados a serem alcançados ,ou seja, os programas de benefícios necessitando de uma concepção alinhada a praticas que contribui para a atração e retenção de colaboradores necessários a excelência organizacional, seus, contudo tornar a custas empresariais proibitivos. Isso viabiliza na medida em que o programa