Niquel e suas ligas
1.3.3.a. Classificação:
O metal níquel é utilizado na forma tecnologicamente pura, em diversos tipos, ou como metal base de diversas ligas para a constituição de peças e estruturas de diferentes produtos metálicos onde são exigidas as suas características fundamentais de resistência mecânica associada à resistência à corrosão, tanto à temperatura ambiente como às temperaturas elevadas. O níquel e as ligas de níquel podem ser agrupados da seguinte forma:
-
níquel (de diversos graus de pureza); níquel ligado (com pequenos teores de elementos de liga); ligas níquel – cobre; ligas níquel – cromo; ligas níquel – ferro – cromo; ligas níquel – molibdênio.
Além desses materiais, ainda se encontra o níquel em importantes categorias de ligas: ligas cobre - níquel, superligas com níquel, ligas com níquel para fins elétricos e magnéticos, aços com baixo teor de níquel e aços inoxidáveis com níquel. Além da classificação pela composição básica, os materiais metálicos a base de níquel podem ainda ser reunidos em dois grupos:
a) ligas de níquel endurecidas pela formação de solução sólida; b) ligas de níquel endurecidas pelo tratamento térmico de solubilização e precipitação.
Entretanto, convém destacar que o níquel puro e as suas ligas podem ainda ser endurecidos pelo trabalho a frio (encruamento), e muitas vezes as especificações indicam o grau de têmpera (encruamento) que é exigido para uma determinada aplicação.
79
EM833 – SELEÇÃO DE MATERIAIS As ligas tratadas nos itens seguintes são as ligas dúcteis ou trabalhadas e as ligas para fundição. A designação do níquel e das ligas de níquel foi organizada pela Huntington Alloys Inc. e adotada por outras entidades de normalização técnica como a ASTM - American Society for Testing and Materials e a SAE - Society of Automotive Engineers. A designação é composta de um sistema de três dígitos acompanhados de um nome ou marca comercial (ver Tabela 1). Cada