Efeito da integração regional
O presente trabalho enquadra-se na disciplina de Microeconomia, com o mesmo pretende- se analisar, o efeito da integração regional nas empresas moçambicanas, e o foco de análise vai incidir sobre as empresas moçambicanas.
Tem como estratégia o processo de globalização da economia mundial que é irreversível com uma dinâmica que se manifesta pela integração das economias através das comunidades económicas regionais e da liberalização do comércio no âmbito da organização mundial do comércio.
Abordagem Teórica sobre a Integração Regional
As teorias de Integração Regional foram principalmente desenvolvidas para explicar o projecto integracionista da União Europeia (UE). Embora a maioria dos blocos surgidos após esta experiencia sejam inspirados nela mas que cada um segue um desenvolvimento próprio, como é o caso da SADC .
No geral, a teoria da Integração Regional tem como objectivo examinar criticamente as diversas discussões sobre origens, motivações, processos e objectivos que a integração traz para aos estados membros assim como discutir os movimentos de integração associados a projectos de desenvolvimento nas economias da periferia destes países.
Integração é a conexão de várias partes de todo, outros consideram como sendo várias formas de cooperação internacional, argumentando que a simples existência de relações comerciais entre economias nacionais independentes, já é um sinal de integração.
A integração económica refere-se também a política comercial de reduzir ou eliminar as barreiras comerciais de forma discriminatória, somente entre nações interligadas.
A integração Regional é um fenómeno também pode ser visto como inevitabilidade da história, ou como uma opção do momento político-económico que se atravessa.
Impacto da Integração Regional
A abertura do comércio estimula toda a economia: aumenta as receitas dos países exportadores e proporciona aos