Atividade
Emília Ferreiro aprofunda um aspecto importante no processo de construção da leitura e escrita: problema cognitivo envolvido no estabelecimento da relação entre o todo e as partes que o constituem. A autora nos mostra que a criança elabora uma série de hipóteses elaboradas através da construção de princípios organizadores, resultados não só de vivencias externas mas também por um processo interno. Mostra também como a criança assimila seletivamente as informações disponíveis e como interpreta textos escritos antes de compreender a relação entre as letras e os sons da linguagem.
REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA
FERREIRO, Emília. Alfabetização em Processo. Tradução de Marisa do Nascimento Paro e Sara Cunha Lima. 13 ed. São Paulo: Cortez, 2001,136 p.
CREDENCIAIS DA AUTORA
Emilia Ferreiro é psicóloga e pesquisadora argentina, radicada no México, fez seu doutorado na Universidade de Genebra, sob a orientação de Jean Piaget.
Na Universidade de Buenos Aires, a partir de 1974, como docente, iniciou seus trabalhos experimentais, que deram origem aos pressupostos teóricos sobre a Psicogênese do Sistema de Escrita, campo não estudado por seu mestre, que veio a tornar-se um marco na transformação do conceito de aprendizagem da escrita pela criança.
Autora de várias obras, muitas traduzidas e publicadas em português, já esteve algumas vezes no país, participando de congressos e seminários.
RESUMO DA OBRA
Neste livro Emília Ferreiro analisa, através de cinco textos, como é o processo de construção da leitura e da escrita e anda a relação entre o todo e as partes que constituem esse processo. Não deixa também de analisar o ensino de cálculos matemáticos para crianças que ainda estão na fase de alfabetização pesquisando como a criança faz , antes mesmo de aprender na escola, cálculos de somar e subtrair com grande precisão.
Toda estas análises, no entanto, estão baseadas nos estudos de Jean Piaget e nas suas próprias pesquisas feitas no México