Efeito Bullwhip
Bullwhip Effect: o que é? é definido como sendo a distorção da percepção da procura ao longo da cadeia de abastecimento (a procura real não coincide com a prevista). Existe uma variância maior nas compras do fornecedor do que a variância das vendas do retalhista .
Impactos negativos na cadeia:
Excesso de inventário
Pobre serviço ao cliente ( produto rápido a baixo preço com elevada variedade)
Incerteza no planeamento da produção
Ineficiência
Desperdício
Excesso ou falta de capacidade
Causas:
Actualizações na previsão da procura:
Quando ocorre uma alteração na procura o retalhista vai actualizar as suas encomendas de forma a satisfazer o cliente e repor o stock, isto vai aumentaro volume das compras do retalhista que é maior que as suas vendas (consumo). Esta amplificação é reflectida nos dados da previsão da procura do próximo elemento da cadeia (grossista).
Solução: Todos terem acesso aos dados sobre a procura real, alinhamento do canal
O jogo da escassez ou racionamento:
Quando procura > oferta os agentes da cadeia tendem a fazer compras superiores às suas reais necessidades, mais tarde o consumo diminui e dá-se acumulação de stock. Este comportamento acentua ainda mais o efeito chicote.
Solução: Partilha de informação sobre os níveis de produção e de stock
Compra em lotes: as empresas tendem a agrupar pedidos com o objectivo de diminuir o cuto do processamento de encomendas e de transporte. Estes fluxos irregulares de ordens vão amplificar-se ao longo da cadeia de abastecimento .
Solução: o uso de transportadoras de cargas fracionadas ou outsourcing (aumentar a rotatividade menos quantidade mais frequência)
Variação do preço:
As variações de preço altera comportamento do consumidor (baixa do preço faz com que compre mais) o que leva à formação de stock . Quando se retorna à situação normal de venda, os clientes deixam de comprar o que leva a que o padrão de compras não reflicta o padrão de vendas.
Solução: manter sempre os