System dynamics – bullwhip effect
Gestão da cadeia de suprimentos, Sistemas dinâmicos (System dynamics); Efeito chicote (Bullwhip effect).
System Dynamics é uma perspectiva e um conjunto de ferramentas conceituais que pode nos auxiliar a compreender a estrutura e a dinâmica de sistemas complexos. System Dynamics também é um método rigoroso de modelagem que utiliza simulações em computador para definir organizações e políticas mais efetivas. Juntas, essas ferramentas permitem a criação de simuladores gerenciais (Sterman, 2000) – mundos virtuais onde espaço e tempo podem ser comprimidos e desacelerados de tal forma a permitir a experimentação de efeitos colaterais de longo prazo, aprendizado, e o projeto de estruturas e estratégias de alto desempenho.
A origem da disciplina de System Dynamics é atribuída ao trabalho pioneiro de Jay W. Forrester iniciado em 1958 no Massuchussets Institute of Technology. Suas raízes encontram-se nas teorias de controle e dinâmica não linear. Portanto, existem rigorosos fundamentos matemáticos para a teoria e modelos desenvolvidos nessa área.
As práticas de modelagem em System Dynamics podem ser utilizadas para melhorar a nossa compreensão das maneiras pelas quais o desempenho de uma empresa está relacionado com a sua estrutura interna e políticas de operação, incluindo consumidores, competidores e fornecedores, a fim de engenheirar estruturas que permitam o alcance do(s) objetivo(s) desejado(s).
Modelos realísticos e úteis de empresas e processos de negócio são quase sempre de tal complexidade e não linearidade que soluções analíticas não são conhecidas. Nesse contexto, muitas das ferramentas matemáticas que estudamos tem aplicação limitada. Modelar o comportamento humano é bem diferente de modelar sistemas físicos. Portanto, além de uma base sólida em matemática de sistemas dinâmicos, modelar sistemas que envolvem seres humanos, também requer conhecimento em psicologia, tomada de decisão, e comportamento organizacional.