Definição e objeto da psicologia
Conteúdos
1. Especificidade da Psicologia como ciência
1.1. Definição e objeto de estudo da Psicologia 1.2. Delimitação e interfaces da Psicologia com outras áreas científicas próximas 1.2. Complexidade e subjetividade do comportamento humano 1.3. Distinção entre conhecimento do senso comum e conhecimento científico
Vamos conhecer a disciplina de Psicologia?
Quando iniciamos uma nova disciplina, trazemos para a sala de aula algumas ideias e expectativas sobre ela. Isso é ainda mais visível no caso da Psicologia, porque diz respeito a todos nós como seres humanos e já ouvimos falar dela muitas vezes. No entanto, isso não significa que saibamos, verdadeiramente, o que ela é, quais são as matérias que vamos aprender ou as competências que vamos desenvolver.
As nossas expetativas podem, portanto, estar erradas.
Vamos fazer uma pequena viagem geral pelo programa para ficarmos com uma ideia, ainda que difusa, do que vamos aprender e da relação das matérias entre si.
Vamos então partir das suas ideias e expetativas para começar esta «visita», lendo a narrativa de duas experiências escolares:
Caso 1:
Num estudo revelador observou-se um grupo de alunos poucos dias depois de terem recebido as notas. Como todos sem dúvida recordamos, as notas escolares são uma das grandes fontes de alegria e desespero. Mas os investigadores destacam a grande importância na forma como os jovens encaram a sua responsabilidade, ao receberem uma nota mais baixa do que esperavam. Aqueles que vêem a nota baixa como consequência de uma falha pessoal ("Sou estúpido") sentem-se mais deprimidos do que aqueles que explicam a má nota em termos de qualquer coisa que podem modificar ("Se me aplicar mais nos trabalhos de casa de Matemática, posso conseguir uma nota melhor").
Caso 2:
Os investigadores identificaram um grupo de alunos que os colegas rejeitavam e