Dsts
A saúde da Família é entendida como uma estratégia de reorientação do modelo assistencial, operacionalizada mediante a implantação de equipes multiprofissionais em unidades básicas de saúde. Estas equipes são responsáveis pelo acompanhamento de um número definido de famílias, localizadas em uma área geográfica delimitada. As equipes atuam com ações de promoção da saúde, prevenção,recuperação,reabilitação de doenças e agravos mais freqüentes, e na manutenção da saúde desta comunidade.
DST.
As relações sexuais também podem resultar em doenças. São as doenças sexualmente transmissíveis (ou DSTs), que podem ser transmitidas de pessoa contaminada para uma sã durante uma relação sexual.
Se é verdade que podemos dizer que algumas doenças que acometem o homem são, ainda hoje, inevitáveis, como é o caso de alguns tipos de câncer, acreditamos que o mesmo não se aplica ás doenças sexualmente transmissíveis,DSTs.Embora algumas delas sejam conhecidas desde os primórdios da civilização humana, os métodos diagnósticos,aliados a inúmeros métodos preventivos,nos autorizam a concluir que as DSTs são perfeitamente evitáveis.
Vejamos algumas delas: MODO DE TRANSMISSÃO, GRUPOS DE RISCO, SINTOMAS E CONSEQUENCIAS.
AIDS.
É conhecida como HIV e significa contagio que se encontra no sangue, no esperma, na secreção vaginal, no leite materno esse vírus é denominado pela imunodeficiência humana que precisa sofrer uma ação infecção nas células que multiplicam na substância de transmitir o HIV no contato direto com o sangue de uma pessoa infectada com o vírus.
Devemos ter cuidado com o manuseio, uso de agulhas, seringas, instrumentos cortantes, objetos pessoais de terceiros, não consumir substancia químicas, e principalmente ser responsável na hora do ato sexual fazendo o uso do preservativo. Assim evitando a contaminação.
Os grupos que são mais vulneráveis a esse vírus são ainda hoje os homossexuais. Considerando a passividade de terem relações sexuais