Meus documentos
Cadeia de Suprimentos de Bebidas
Liane Márcia Freitas e Silva (UFPB-PPGEP) lianemarcia@hotmail.com
Antônio de Mello Villar (UFPB-PPGEP) avillar@producao.ct.ufpb.br
Resumo: Um dos mais importantes obstáculos vivenciados na Gestão da Cadeia de
Suprimento é o fenômeno denominado de efeito chicote (EC), que compreende a propagação amplificada que atinge o fluxo da demanda que percorre as cadeias de suprimentos no sentido a montante. Nesse contexto, tal artigo, objetivou quantificar o EC em uma cadeia de suprimentos inserida no ramo industrial de bebidas. Para tal, desenvolveu uma pesquisa de natureza exploratória e descritiva, focada como um estudo de caso, composto por dois níveis e três elos fabris que representam respectivamente distribuição, fabricação e suprimento.
Neste esquema através do método de Fransoo e Wouters (2000) foi quantificado um EC com intensidade de 5,28. Tal valor aponta a intensidade de amplificação que o fluxo da demanda sofre à medida que segue a montante da cadeia. Os resultados apontam que as causas do EC na CS derivam da não atualização da demanda, bem como de políticas de gestão de suprimento como pedidos em lote e jogo do racionamento e falta. No entanto, o cenário encontrado indica que a principal causa centra-se na falta ou no reduzido compartilhamento das informações entre os elos da CS, que possibilita o desconhecimento da real demanda de mercado a ser atendida.
Palavras-chave: Gestão da demanda; Bullwhip Effect; Supply Chain Management; Indústria de Bebidas.
1. Introdução
O papel das atividades logísticas vem se tornando cada vez mais importante dentro das empresas, e em vista disso, a gestão destas atividades tem ganhado notoriedade no processo de gerenciamento dos sistemas produtivos e das cadeias de suprimentos. Sob este último foco, delineou-se o conceito de gerenciamento logístico na visão do Supply Chain Management
(SCM), onde a gestão da