EERP
Módulo Enfermagem em Saúde da Criança e Saúde da Mulher
Questões:
1) Diferencie mortalidade Infantil e mortalidade na Infância. Busque os dados mais recentes sobre esses indicadores para o município de Ribeirão Preto.
2) Descreva as orientações de enfermagem para serem ofertadas em domicílio sobre a prevenção de acidentes na infância correlacionando aos aspectos do desenvolvimento infantil em crianças menores de um ano de idade.
3) Comente sobre pelo menos três vantagens do aleitamento materno para o bebê, para a mãe, para a família e para o serviço de saúde.
4) A técnica da amamentação é muito importante para que o bebê consiga retirar, de maneira eficiente, o leite da mama sem machucar os mamilos. Analise e descreva os itens que devem ser avaliados em uma mamada.
Respostas:
1) Mortalidade infantil, são crianças que vem a entrar em óbito com menos de 1 ano de idade e mortalidade na infância, são crianças menores de 5 anos de idade, são indicadores muito importantes, uma vez que têm um grande peso na expectativa de vida ao nascer. A taxa de mortalidade infantil em Ribeirão Preto teve queda de 62,69% nos últimos 20 anos, de acordo com informações divulgadas pela Fundação Seade (Sistema Estadual de Análise de Dados). Na região, Ribeirão Preto é a 13ª com maior índice de mortalidade infantil em 2010. Já em 1990, o município ocupava a 7ª posição.
Os elevados coeficientes de mortalidade na infância da América Latina refletem a importância dos problemas de saúde que, por sua natureza, trazem repercussões aos grupos etários mais jovens.
Os dados publicados pela Organização Pan-Americana da Saúde, demonstram, para os óbitos de menores de um ano, a importância das doenças próprias da primeira infância, correspondentes ao Grupo XV da 7.a revisão da Classificação Internacional de Doenças. Este grupo é seguido pelas doenças infecciosas, com grande mortalidade devida às gastroenterites e pelas doenças do aparelho