Educação
CURSO DE LICENCIATURA PLENA EM LETRAS
DISCIPLINA: PRÁTICAS PEDAGÓGICAS
PROFESSORA: JACIRA
ALUNAS: MARIA FERNANDA BARBOSA TÂNIA REGINA DOS S. SOUSA
PROJETO INTERDISCIPLINAR EM UMA TURMA DO 3º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL, DA REDE PÚBLICA MUNICIPAL, DA CIDADE DE MAURITI-CE.
“O LETRAMENTO COMO PRÁTICA INTERDISCIPLINAR – UMA LEITURA SIGNIFICATIVA”.
MAURITI-CE
2013
OBJETIVO GERAL
O objetivo deste projeto é analisar a leitura num contexto interdisciplinar, contribuindo para uma possível e efetiva execução do letramento e formação de leitores competentes, no âmbito escolar.
METODOLOGIA
Para desenvolver este trabalho, realizou-se uma pesquisa via internet, no intuito de descobrir o que venha a ser interdisciplinaridade, além de embasar-se na teoria de Edgar Morin. Realizou-se, também, um estudo sobre a leitura e sua importância para a formação humana. A pesquisa para a realização desse estudo, deu-se numa escola da rede pública municipal da cidade de Mauriti-CE, com alunos do 3º ano do ensino fundamental.
INTRODUÇÃO
Segundo Ivani Fazenda, a interdisciplinaridade surgiu na França e na Itália em meados da década de 60, num período marcado pelos movimentos estudantis que, dentre outras coisas, reivindicavam um ensino mais sintonizado com as grandes questões de ordem social, política e econômica da época. A interdisciplinaridade teria sido uma resposta a tal reivindicação, na medida em que os grandes problemas da época não poderiam ser resolvidos por uma única disciplina ou área do saber.
No final da década de 60, a interdisciplinaridade chegou ao Brasil e logo exerceu influência na elaboração da Lei de Diretrizes e Bases Nº 5.692/71. Desde então, sua presença no cenário educacional brasileiro tem se intensificado e, recentemente, mais ainda, com a nova