Educação
aula 1 - Natureza, ciência da natureza e sociedade
Os exemplos de fenômenos naturais retirados do campo da saúde apresentam acentuado perfil biológico. Contudo, tais fenômenos são melhor compreendidos quando atentamos para a dimensão social que possuem.
A Natureza, ao ser estudada pela Ciência, é recriada pelo ser humano, passando a povoar nosso cotidiano, traduzida por conceitos, como o de “vírus” ou o de “epidemia”, e por objetos técnicos e científicos, como as “vacinas”. Esses conceitos e objetos vão reunindo em torno de si não apenas os cientistas, mas também pessoas comuns, governantes, animais, mercados de trabalho e financeiro, indústrias de medicamentos e vários outros agentes/atores.
PANDEMIA – Epidemia que abrange vasta região.
EPIDEMIA - Surto de doença contagiosa que atinge várias pessoas ao mesmo tempo.
O conceito de Ciência mantém relação com a saúde e o ambiente, pois a ciência encontra-se em seu dia-a-dia, de diferentes formas e em diferentes momentos.
Os estudos científicos, a saúde humana e o ambiente em que vivemos estão estreitamente relacionados entre si e ao nosso dia-a-dia. Há, assim, articulação das dimensões da vida humana, como as relacionadas à saúde, à sociedade, à economia e ao ambiente que favorece o estudo e a compreensão dos fenômenos naturais.
Aula 2 - Os fenômenos da Natureza e a construção dos conceitos científicos
Os fenômenos da Natureza são o objeto de estudo da Ciência e da construção dos conceitos científicos. Há diferentes visões formuladas pela Sociologia e pela Antropologia da Ciência a respeito da construção do conhecimento científico sobre a Natureza. À medida que se aproxima do local da prática científica (o laboratório), a descrição da interação e organização dos cientistas incorpora elementos mais dinâmicos, menos estáveis, e se traduz em algo menos consensual. O mercado científico vai aparecendo e o lugar do indivíduo aumentando, quanto mais os analistas se aproximam da