Educação
R: As bases legais da EaD revelam grande importância por regulamentarem e estabelecerem critérios para a oferta de cursos EaD em nosso país, prestando um importante serviço ao processo de democratização do ensino, de modo que pessoas que antes não tinham a oportunidade de cursar o Ensino Superior, por morarem em localidades que não eram atendidas pelas Instituições de Ensino Superior, agora tenham tal oportunidade.
Como elas beneficiam ou não a Educação a Distância?
R: Considero que tais bases legais ofereceram os subsídios necessários para o panorama que observamos atualmente: o efetivo estabelecimento e reconhecimento da EaD em nosso país. Embora seja uma modalidade educativa nova, acredito que o maior desafio que se apresenta, nesse momento, para a EaD não sejam as “ressalvas” guardadas por algumas pessoas por essa modalidade educativa, mas sim a precarização observada em todas as outras modalidades educativas, que passa em grande parte pela desvalorização dos profissionais da educação.
O que os referenciais de qualidade somam às leis, normas e diretrizes da EAD?
R: Os referenciais de qualidade da EaD orientam e apresentam caminhos para que as bases legais que tratam da EaD possam ser colocadas em prática.
Como você as enxerga?
R: Considero os referenciais de qualidade da EaD tão importantes quanto os Referenciais Curriculares para a Educação Infantil, ou os Parâmetros Curriculares Nacionais, por exemplo, o que nos indica o pleno estabelecimento de tal modalidade educativa em nosso país. Ou seja, a EaD hoje no Brasil é uma realidade, que a meu ver, tende a se expandir.