Educação
Para uma pesquisa como esta temos diversos meios para obtermos informações, mas partimos primeiro do conhecimento empírico de pessoas que vivenciaram a educação de antigamente como nossos pais e avós que tiveram uma educação completamente diferente da época atual, ou seja, tradicional com o uso de cartilhas e também muitas vezes baseada em um sistema de ensino recrudescido, onde o respeito pelo professor beirava o temor.
Outra fonte e temos e de onde vamos poder tirar boas informações é o CEI que trabalhamos que este ano está completando 38 anos e sendo assim tem um grande arquivo de fotos de turmas antigas e principalmente um grande arquivo vivo que é a presença de alguns fundadores da instituição que estão presentes até os dias atuais, os quais atraves de entrevistas poderão nos passar informações valiosíssimas de como começaram e principalmente a forma de trabalho que realizavam com as crianças e por fim fazer uma comparação com os dias atuais atraves de sua ótica.
Pesquisamos também em sites onde encontramos fotos de materiais usados em sala de aula que também serão objetos de comparação com a atualidade.
Com essas informações em mãos; fotos, depoimentos, entrevistas etc... Faremos comparações entre as mudanças e consequentemente o que acarretaram. Buscaremos opiniões a respeito de como esta sendo ministrada uma aula hoje, o que esta dando certo e o que está dando errado, ou seja, porque o ensino passa por tanta dificuldade e por temos números tão assustadores de analfabetos funcionais tomados por um desinteresse tão grande da instituição escola. E ao final buscaremos opiniões de como o ensino pode ser melhorado e como educadores onde podemos fazer a diferença.
Realmente algo tem que ser mexido e principalmente mudado, mudança esta que deve começar escola e chegar à família, pois esta será sempre a principal estrutura para uma boa educação