Educação
A Educação é um fato primitivo social tão antigo quanto o próprio homem, sua prática se dá desde que este apareceu na terra, ou seja, desde que se formou a família humana, desta forma, inicia-se a História da Educação com o da História da Humanidade.
A Educação é algo prioritário em uma sociedade, tanto que compõe o rol dos direitos humanos e é reconhecida e assegurada tanto no âmbito nacional como internacional.
Relacionando com o texto citado, estudar a História da Educação é o meio ideal para auxiliar na melhoria da educação atual.
A História da Educação é extremamente importante à medida que possibilita aos estudiosos a ampliação do raciocínio, a clareza de ideias e a reflexão crítica.
Realmente a Educação é um processo universal e a História da Educação é escrita junto à História da Humanidade, porque o homem é um ser que não nasce pronto, ele precisa aprender a tornar-se homem e este aprendizado só pode ocorrer no contato social com outros homens, por isso os homens primitivos conviviam de forma social, pois não viviam sozinhos, possuíam sua cultura (que é algo pertencente a toda humanidade e está presente entre todos os grupos humanos, seja primitivo ou civilizado)
E a educação presente na Pré-História está presente em todos os períodos da vida humana, é inteiramente informal essa educação, processando-se através da imitação natural e espontânea das atividades dos adultos por parte da criança, revestindo-se também, de um sentido essencialmente místico. A importância da História da Educação o eixo acerca da história e da pedagogia passa por reflexões sobre teorias que têm por objeto a ação humana. A história é dada como a interpretação ativa, transformando o homem através do tempo. A pedagogia parte da teoria crítica da