Educação
O presente texto apresenta a concepção de educação de Max Weber, analisando as fontes de sua concepção, através de sua metodologia e tipologia da ação social e da dominação legítima, para finalmente chegar em sua tipologia da educação. Os tipos de educação são, para Weber, derivados dos tipos de ação social e dominação legítima. O texto focaliza o tipo de educação burocrático, típico da sociedade moderna, e apresenta seus elementos característicos, encerrando com a crítica da concepção weberiana. Palavras-chave: Tipo Ideal, Educação, Burocracia, Racionalização, Capitalismo.
Abstract
The present text presents of Max Weber"s conception of education, analyzing the sources of his conception, through his methodology and typology of the social action and of the legitimate dominance, to finally arrive in his typology of education. The education types are, for Weber, derived of the types of social action and legitimate dominance. The text focalizes the bureaucratic education type, typical of the modern society, and it presents its characteristic elements, concluding with the critic of Weber"s conception. Word-key: Ideal type, Education, Bureaucracy, Rationalization, Capitalism.
Para compreender a concepção de educação em Max Weber é necessário, anteriormente, ter acesso à sua metodologia fundada na elaboração de tipos ideais e sua tipologia da dominação legítima. Isto se deve ao fato de que a concepção de educação em Weber é realizada sob uma forma tipológica derivada dos tipos de dominação legítima. Em poucas palavras, os tipos de educação são formas derivadas dos tipos de dominação legítima, e ambos os casos são processos construídos por ele através da elaboração de tipos ideais. No entanto, a tipologia weberiana fundamental é a da ação social, que também é elemento importante para se compreender sua concepção de educação e, mais ainda, a sua ênfase na educação moderna.
Para Weber, os tipos ideais são instrumentos que são utilizados para o sociólogo para