Educação
1. Em que período a literatura infantil começa a transitar por terras brasileiras e com quais concepções?
A literatura infantil começa a transitar por terras brasileiras em fins do Século XIX, difundindo a mesma concepção que lhe dera origem e contextualizando-se no panorama universal.
2. Descreva os fatos históricos e literários que marcaram a 1º fase da literatura infantil brasileira.
O momento histórico era marcado pela preocupação dos intelectuais na modernização do país, acreditavam ser possível não só atingir esse objetivo, como também incentivar a adoção de valores patrióticos pelo povo através da educação. Logo, as produções literárias nacionais tinham esta finalidade e integraram-se aos esforços de instalações da cultura nacional. Também circulavam traduções e adaptações de obras estrangeiras para crianças, estas apresentavam problemas, devido não só ao distanciamento linguístico, mas também quanto à representação de mundo.
3. Quais acontecimentos históricos e literários marcaram a 2º fase da literatura brasileira?
A 2ª fase da literatura brasileira abrange uma época de efervescência política, intelectual e artística. Do ponto de vista Político é registrada a pressão da burguesia industrial. Criou-se a Escola Nova, que motivou uma série de reformas, enfatizando a necessidade de uma escola primária integral que atendesse ao desenvolvimento e à escolarização em massa do povo, culturalmente foram marcantes as inovações artísticas, manifestadas na semana da Arte moderna, indicada como marco inicial da revolução nas letras brasileiras. A literatura infantil nascia pelas mãos de Monteiro Lobato, com uma roupagem nova, aumentou o número de obras disponíveis e o interesse das editoras. A literatura dirigida às crianças centrou-se no receptor, adaptaram-se os clássicos e o folclore constituiu fonte preciosa para revelar um mundo bem brasileiro nos