Educação
Consideremos o seguinte exemplo, publicado na revista Problemas de Lógica, 41, da Ediouro (www.coquetel.com.br). Carlos, Luís e Paulo são casados com Lúcia, Maria e Patrícia, não necessariamente nesta ordem. Um dos maridos é advogado, outro é engenheiro e outro, médico. Com base nas dicas abaixo, tente descobrir a profissão de cada um e o nome de suas respectivas esposas.
1. O médico é casado com Maria.
2. Paulo é advogado.
3. Patrícia não é casada com Paulo.
4. Carlos não é médico.
Para resolver o problema, começamos construindo o Diagrama 1, sobre o qual vamos trabalhar.
Indicamos um "sim" pela letra S, e um "não" pela letra N. | | Diagrama 1 |
Em seguida, colocamos um S em todas as afirmações dadas nas dicas, e preenchemos com N as casas restantes que estão na mesma linha e coluna. Veja no Diagrama 2 o resultado das dicas "O médico é casado com Maria" e "Paulo é advogado".
Diagrama 2
Em seguida, marcamos com N as negações que aparecem nas dicas: "Patrícia não é casada com Paulo" e "Carlos não é médico". Depois disso, obtemos o Diagrama 3.
Diagrama 3
Examinando a coluna "Médico" vemos que a única opção restante é Luís. Colocamos, então, um S na casinha correspondente. Da mesma forma, Carlos somente poderá ser o engenheiro. No diagrama 4 vemos como ficou nosso esquema.
Diagrama 4
Estas são as consequências de tudo que descobrimos: Se Luís é médico, então ele é casado com Maria (dica 1). Marcamos com S a casa referente a Luís/Maria e completamos com N a linha e a coluna com as opções restantes para Luís e Maria. Fazendo isso, temos, por eliminação, que Paulo só pode ser casado com Lúcia (esta opção será o único quadrinho em branco na linha de Paulo e, por isso, deverá ser preenchido com um S. Isso feito, sobra apenas a opção Patrícia para Carlos.
Continuando: se Patrícia é casada com Carlos e Carlos é engenheiro, então Patrícia é casada com o engenheiro.
Por eliminação, temos que