Educação
Marisa Balthasar
Variação Linguística.
Renata Maria Reis Terceiro Semestre 11649/07-5 BT10
São Paulo/SP
Abril, 2011
SUMÁRIO
VARIAÇÃO LINGUÍSTICA 03
O QUE É VARIAÇÃO LINGUÍSTICA 04
REFERENCIAL BIBLIOGRÁFICO 06
Variação linguística
Quando falamos de variação linguística, compreende-se que a maior parte dos problemas de fala e escrita está ligada a este fenômeno.
Encontramos no Brasil uma grande variedade de língua. Todos sabem que há modos diferentes de se falar uma língua, mas diante das diferenças ainda é observada na sociedade modos que manipula para justificar seus preconceitos diante desta variedade linguística.
É na escola que geralmente este preconceito se incorpora, sem mesmo ter consciência de fato deste acontecimento, porque é nela que se é ensinado à norma culta.
Este artigo se discorrerá com base nas obras dos autores, Eglê Pontes, Luiz Carlos Gagliari e Marcos Bagno, sobre a visão do conceito da variação linguística, já que suas obras tratam do mesmo assunto.
O que é variação linguística?
A variação linguística está relacionada diretamente com a classe econômica, regional, cultural e histórica, podemos afirmar isso com a frase de Luiz Carlos Cagliari na p. 81 “através do modo de falar de cada um, revela-se o status social dos indivíduos e grupos sociais, ficando definido o lugar de cada um na sociedade.”
Essa língua evolui com o tempo, se transforma e adquiri peculiaridades próprias em função do uso por comunidades específicas. Esses modos diferentes de falar acontecem, porque existe a necessidade de se comunicar.
Marcos