Educação
1.1 DEFINIÇÃO DE ÉTICA
O termo ética é de origem grega, de êthos, comportamento.
O sentido de êthos passou, por modificações, denominando, inicialmente, o local da morada, habitação, passando, depois, a significar a atitude do homem perante a sociedade, seus valores espirituais em relação ao mundo.
De acordo com Adolfo Vázquez (2002), ética é a teoria ou ciência do comportamento moral dos homens em sociedade. A ética se ocupa de um objeto próprio, a moral que é um sistema de normas, princípios e valores, segundo o qual são regulamentadas as relações mútuas entre os indivíduos ou entre estes e a comunidade, de tal maneira que estas normas, dotadas de um caráter histórico e social, sejam acatadas livre e conscientemente, por uma convicção íntima e não de uma maneira mecânica, externa ou impessoal.
Nas palavras de Vázquez, as doutrinas éticas fundamentais nascem e se desenvolvem em diferentes épocas e sociedades como respostas aos problemas básicos apresentados pelas relações entre os homens, e, em particular, pelo seu comportamento moral efetivo. Existe assim uma estreita vinculação entre os conceitos morais e a realidade humana, social, sujeita historicamente à mudança. Dentro desta conceituação, as doutrinas éticas não são consideradas de modo isolado, mas dentro de um processo de mudança e de sucessão que constitui propriamente a sua história.
O autor Maximiano define a ética como "a disciplina ou campo do conhecimento que trata da definição e avaliação de pessoas e organizações, é a disciplina que dispõe sobre o comportamento adequado e os meios de implementá-los, levando-se em consideração os entendimentos presentes na sociedade ou em agrupamentos sociais particulares.
A ética deve estar acima de tudo, a empresa que age dentro dos postulados éticos aceitos pela sociedade só tende a prosperar. A falta de qualidade afunda a empresa.
Assim é possível compreender que a ética, no sentido estrito do termo, é o conjunto de normas a serem