educação
Pensar o processo educativo, a função da educação, exige de nós educadores, em primeiro lugar, conhecimento teórico de que as funções mentais superiores como amemória, planejamento, atenção percepção e conduta, origina-se como relações entre os homens, na coletividade sendo a estrutura social que as constrói (Vygotsky,2007).
A teoria histórico – cultural tem sua origem nos estudos de Vygostky (1896-1934). Esta teoria aparece na versão resumida de seus intérpretes e tende uma ampliação no campo educacional entre os pedagogos e os orientadores educacionais.
Os pesquisadores da teoria histórico-cultural Alexander Romanovich Luria e Alexei Nikolaievich Leontiev prosseguiram com a pesquisa de Vygotsky, onde Luria busca identificar os processos mentais resultantes da atividade humana, ou seja, dos seres humanos como objetos sociais, e Leontiev formula que o ponto chave do desenvolvimento social e humano constitui o conceito da atividade.
Nesta teoria concluímos que as condições concretas de ensino para a efetivação da aprendizagem com vistas à criação e desenvolvimento das capacidades mentais superiores de cada criança, é dada pela escola, ou melhor, pelo processo de mediação do conhecimento e pelas intervenções pedagógicas que o professor realiza por meio de sua prática de sala de aula.
3 ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL E LEGISLAÇÃO
A orientação educacional começa no Brasil vinculada ainda a questão do trabalho. Em 1942 o Brasil foi o primeiro país a ter a Orientação Educacional obrigatória através de documento legal. A lei orgânica de 1942 n.4244 refere-se ao orientador educacional facilitando as escolhas profissionais, esclarecendo e aconselhando os