EDUCAÇÃO
UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL - UAB
NÚCLEO DE EDUCAÇÃO A DISTÃNCIA DA UESPI-NEAD
POLO: ÁGUA BRANCA-PI
CURSO: PEDAGOGIA
ALFABETIZAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
(levantamentos)
Regina Celia da Rocha Carvalho
TERESINA, PIAUI
AFABETIZAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
INTRODUÇÃO
Ensinar é criar possibilidades para que uma pessoa chegue ás fontes de conhecimento que estão a sua disposição na sociedade. A vida hoje é cheia de informações para todos os lados. Todas essas informações juntas exige que tenhamos uma visão critica onde possamos trilhar ás verdadeiras fontes de saber. A situação educacional no Brasil é alarmante, havendo um elevado índice de analfabetos e semianalfabetos e para que esse grupo acompanhe a evolução do mundo é preciso voltar para as salas de aulas e começar a se alfabetizar. As taxas de analfabetismo no Brasil, normalmente tratadas dentro do universo de números e metas, deveriam, segundo especialistas em educação, ser também analisadas dentro da área de política social e econômica, já que a população considerada analfabeta é a mesma que sofre de outros problemas que afligem o país. “Se você fizer o mapa do analfabetismo no Brasil, ele vai coincidir com o mapa da fome, com o do desemprego, e da alienação. Não raro esse analfabeto é o que fica doente, o que passa fome, o que vive de subemprego”, afirma a pedagoga Silvia Colello, pesquisadora da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (USP).
Objetivo Geral: Analisar os aspectos e questões que envolvam jovens e adultos os fatores que influenciaram sua situação como analfabeto e sem- analfabetos.
Objetivo especifico: Coletar dados de acordo com um plano de ação. Identificando a problemática de cada individuo mediante um questionamento.
METODOLOGIA
Parte superior do formulário
Parte inferior do formulário
Foi feito um levantamento através de pesquisa qualitativa com perguntas que possibilitaram o