educação
INTRODUÇÃO
Este projeto foi elaborado com o intuito de auxiliar professores e funcionários de escolas públicas em regiões carentes. Este estudo foi elaborado tendo como exemplo alunos do 3° ano do ensino fundamental, com idade entre 9 e 10 anos que residem em comunidades carentes próximas a instituição de ensino. Essas crianças sofrem diariamente com problemas como: falta de estrutura familiar adequada, abandono, violência, tráfico de drogas, o contribui para que se comportem como indivíduos agressivos e ansiosos.
Os alunos terão um apoio de ensino interdisciplinar com a participação de professores de todas as áreas trabalhando em conjunto, com o intuito de que seja desenvolvido o potencial de conhecimento das crianças.
A Terapia Assistida por Animais, como pretende-se aplicar neste projeto, foi idealizado pela Prof. Dr. Maria de Fatima Martins “Projeto que envolve profissionais de diversas áreas, abordando a educação e a terapia, com o objetivo principal de introduzir pequenas criações no ambiente imediato de crianças, com e sem necessidades especiais.”
Em projetos já realizados nessa área, notou–se que, o contato e convívio entre homens e animais geram diversos benefícios que são estendidos por toda a vida. nas relações sociais e de auto descobrimento de acordo com KOBAYASHI O projeto “Dr. Escargot”, como podemos ver no documentário apresentou resultados muito promissores. Entre os 700 alunos e suas famílias atendidos pelo projeto, 92% dos pais sentiram maior proximidade das crianças com os animais e 21% tiveram melhoras na alimentação ao observar os hábitos alimentares dos escargots; as crianças mais velhas, se interessaram pelo o ensinar ao serem os portadores de novas informações aos mais novos.
A terapia assistida por animais (T.A.A), cumpre ainda uma função de facilitadora 2009.