Educação
FÍSICA: TEMOS O QUE ENSINAR?*
LÍVIA TENÓRIO BRASILEIRO **
RESUMO
Analisamos a dança como conteúdo nas aulas de Educação Física escolar por reconhecermos a ausência de discussões sobre o assunto. Apesar de a dança estar presente na escola, seja na Educação Física, seja na Educação Artística/Arte Educação, ela é descontextualizada da discussão sobre seleção cultural, realizada pelos currículos escolares.
PALAVRAS-CHAVE: Dança - Educação Física - Prática pedagógica.
INTRODUÇÃO
O
presente estudo aborda a questão do conteúdo “dança” no ensino da Educação Física escolar. Consideram-se aqui as possibilidades, os limites e as exigências da referência da Teoria Crítica.
Nossa discussão está inserida no Capítulo I da dissertação que lhe deu origem, “Uma caminhada em construção”, em que apresentamos as dimensões da problemática do tema. Nesse capítulo explicitamos as categorias que permitiram a reflexão articulada acerca da formação, do currículo, da Educação Física e da dança e acerca do reconhecimento desta última como conteúdo escolar.
A discussão da dança como conteúdo nas aulas de Educação
Física nos fez refletir sobre como ela se insere no espaço escolar e como os profissionais da área vêm assumindo esse conteúdo.
*
Texto baseado na dissertação O conhecimento no currículo escolar: o conteúdo “dança” em aulas de Educação Física na perspectiva crítica, defendida na Universidade
Federal de Pernambuco.
* * Professora da Universidade Estadual da Paraíba, membro do Colégio Brasileiro de
Ciências do Esporte e mestre em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco.
Pensar a Prática 6: 45-58, Jul./Jun. 2002-2003
45
A DANÇA FAZ PARTE DO UNIVERSO ESCOLAR?
Delimitamos o conteúdo “dança”, em nossa pesquisa, por reconhecer a ausência de discussões sobre o tema no espaço escolar.
Apesar de sua presença na escola, seja na Educação Física, seja na
Educação Artística/Arte Educação, a dança é