Educação
Aprendendo com o Corpo – Atividades transdisciplinares com conteúdos de diferentes disciplinas
Caro(a) professor(a), iniciamos nossos trabalhos transdisciplinares na edição passada do nosso blog, introduzindo a didática de trabalho com projetos na sala de aula como uma metodologia inovadora, capaz de viabilizar o trabalho transdisciplinar na escola. Mas o que tratamos por trabalho com projetos não tem nada a ver com o que costumamos verificar em muitas empreitadas de “projetos educativos” que vemos por aí. Para um aprofundamento maior sobre essa temática, sugerimos ler a sessão “Introdução ao trabalho pedagógico Transdisciplinar utilizando projetos”, do artigo “Arte e Transdisciplinariade”.
A seguir, reproduzimos os passos básicos de um verdadeiro trabalho com projetos na sala de aula:
Propomos como mecanismo básico, o trabalho com projetos na sala de aula, onde poderemos, a partir de um contexto emergente e mobilizador, elaborar projetos que visam solucionar um problema real socioambiental, ou proporcionar melhorias para a comunidade escolar, seu entorno, ou mesmo nosso estado, país, planeta.
De uma forma mais exemplificada, podemos esquematizar o trabalho com projetos na sala de aula desta forma:
1- Professor e turma de alunos decidem o tema do projeto com base em alguma situação real que necessite de ajuda ou problemas socioambientais existentes na escola, comunidade, ou qualquer parte do planeta. É claro que para os alunos mais novos, os contextos mais próximos são mais acessíveis e mobilizadores. Já os maiores podem se mobilizar inclusive para algum tema em outro continente, como os problemas sociais da África ou ambientais dos Estados Unidos.
2- Decidido o tema do projeto, novamente professores e alunos decidem o que querem promover a partir da temática escolhida. O fundamental é que essa produção tenha como objetivo principal algum tipo de mobilização com