Educação
de
Informática
Sistema de Informação
Um sistema de informação apresenta três elementos, podendo ou não utilizar computadores, que são: entradas, saídas e processamento.
Partes de um Sistema de Computação
Todo sistema de computação contêm três elementos distintos, porém intimamente relacionados. Estes elementos são: hardware, software e peopleware.
Hardware
É a parte física de um sistema de computação. São os equipamentos em si. A palavra se origina das expressões HARD (duro, sólido, dificil) e WARE (equipamento). Qualquer elemento que pode ser tocado por nossas mãos é hardware (monitores, impressoras, mouse, fios, placas,...)
Software
É a parte lógica de um sistema de computação. São os programas que controlam os equipamentos. Não há como se ver ou tocar em um software, pois ele se compõem de idéias, ordens (as chamadas instruções) formalizadas. A criação e o funcionamento do software fica a cargo do peopleware.
Peopleware
São as pessoas, profissionais de informática ou não, que têm acesso ao sistema e podem alterar suas características de forma a manter sua coerência ou prejudica-lo.
Geração de Computadores
A evolução dos computadores pode ser dividida em gerações, de acordo com a tecnologia empregada:
1º Geração (1942/51 - 1959)
Válvulas Eletrônicas. Quebravam após poucas horas de uso; dissipavam muita energia: tinham dispositivos de entrada e saída (E/S) primitivos; calculavam em uma velocidade de milésimos de segundo e eram programadas em linguagem de máquinas.
2º Geração (1959 - 1965)
Transitores (menor, não precisava aquecer, consumia menos energia, era mais rápido e confiável). Calculavam em microsegundos. Nesta época os computadores eram usados predominantemente por universidades, órgãos governamentais e grandes empresas.
3º Geração (1965 - 1971/75)
Circuitos Integrados. Cálculos em nanosegundos. Os circuitos integrados são muito confiáveis, pequenos, apresentam baixíssimo consumo de energia e menor custo de