Educação
Muitos são os desafios do professor para se ensinar geografia. São eles: a motivação em sala de aula, o desenvolvimento das habilidades dos alunos e de sua autonomia intelectual, a formação de cidadãos conscientes e críticos e que adquiram uma visão do mundo em que vivem.
O uso de recursos áudio visuais em sala de aula constituem eficazes ao processo de ensino/aprendizagem. As aulas se tornam mais interessantes, dinâmicas e úteis. As novas tecnologias, a utilização de recursos visuais e textuais, filmes, documentários, os recursos oferecidos pela internet, as saídas de observação, a maior integração entre o conhecimento científico e a realidade, são elementos que tornam a análise dos temas e conceitos mais reflexivo, dinâmico e motivadora. Os vídeos e os documentários cumprem uma nova forma de comunicação do professor com o aluno e é muito útil em disciplinas como a geografia já que os conteúdos ganham sentido quando articulados com a ciência. Estes instrumentos interativos são uma forma eficaz para a motivação dos alunos e são recursos que requerem pouco investimento das escolas.
De acordo com o MEC, “no Ensino Fundamental, o papel da geografia é “alfabetizar” o aluno espacialmente em suas diversas escalas e configurações, dando-lhe suficiente capacitação para manipular noções de paisagem, espaço, natureza, Estado e sociedade”.
Os vídeos e os documentários apresentados têm em seu conteúdo assuntos como o solo, o planeta terra, a origem do rio Amazonas e curiosidades sobre o clima e o tempo.
O documentário que nos mostram as imagens da Terra vista do espaço através dos satélites, decifram o nosso planeta com riqueza de detalhes, pois nos fornece um retrato digital da Terra deste super sistema gigantesco, que