educação
Professor: Gilberto Brito
Alunos: Bruna Machado Neves Matrícula: 2010204284 Elton Santos 2009209083 Juliana Dutra de Carvalho Leal 2009209097 Márcia Cristina de Oliveira 2010204304
RESUMO: A pesquisa em ensino de química no Brasil: conquistas e perspectiva
A pesquisa de ensino de química consiste em aperfeiçoar o ensino e aprendizagem através da utilização de teorias psicológicas e filosóficas e da utilização de instrumentos como teses, observações entrevistas e questionários.
A necessidade de considerar que a população necessita de uma alfabetização científica, a importância da criação de materiais científicos e o fracasso da educação do ensino médio, onde uma parcela de química seria da má preparação dos professores, fez com que surgisse a Didática da Ciência. Este se caracteriza por um campo de estudo e investigação de modelos, publicação dos mesmos e a formação de um novo profissional acadêmico.
Esse novo campo exigia a necessidade de divulgar que o ensino de química tinha capacidade de resolução de problemas, através de técnicas dinâmicas de aprendizagem, onde a construção de conhecimento é fruto do conflito cognitivo do aluno e o professor seria o mediador utilizando sempre uma relação de respeito com o aluno. Afirma também que o professor deve utilizar em suas aulas situações que conflite a realidade do aluno, assim aguçando sua curiosidade e fazendo que ele reestruture seus conhecimentos, e devido a este fato, esse campo ficou conhecido como um processo de enculturação.
O texto também retrata que para todo esse processo poder dar certo, necessita que os professores busque saber mais sobre seus processos filosóficos de