Educação
Centro de Ciências da Educação
Departamento de Educação
Currículo e Didática
Texto extraído da unidade I de:
NIELSEN NETO, Henrique. Filosofia da Educação. São Paulo:Melhoramentos,1988
O que é Educação
Etimologia e Conceito
A palavra educação possui várias acepções. No sentido comum, na linguagem popular, o termo educação refere-se a cortesia, polidez, civilidade.
Expressa, também, o aperfeiçoamento da personalidade desenvolvida por si própria através dos sentidos.
É, ainda, o adaptar do indivíduo ao meio em que vive.
Proveniente da palavra latina ducere, educação significa etimologicamente conduzir, comandar, discernir, marchar à frente, etc.
Não há conceito universal de educação. Os princípios sobre os quais as doutrinas educacionais se apóiam modificam-se conforme o tempo, lugar e circunstâncias, variando sucessivamente segundo a concepção política e ideológica do momento de sua elaboração. Já a atividade educacional é determinada pelos objetivos almejados por uma filosofia da educação oficial, em cuja ideologia está representada política de quem está no poder; é imposta à sociedade como se essa decisão educacional fosse do interesse de todos os cidadãos. Esse modo de pensar é, sobretudo, manipulação por apresentar, como desejo e como aspiração de todos os segmentos sociais, aquilo que é decisão de política governamental. Apresentada como desejo, não será difícil exigir confiança e empenho para que as propostas educacionais sejam aceitas sem discussão e implementadas sem preocupação.
Nesse sentido, educar significa transmitir, de geração em geração, os valores culturais da comunidade social em que o homem está inserido e da qual recebe um conjunto de técnicas normativas que lhe permitem satisfazer suas necessidades biológicas, físicas, culturais, e integrar-se na sociedade. O contrário é estar marginalizado em seu grupo. Esta conceituação vale para toda e qualquer sociedade humana, seja ela qual for