Educação
Questões de 1 a 15
Questão 01
Na década de 30 do século XIX, Tocqueville escreveu as seguintes linhas a respeito da moralidade nos EUA: “A opinião publica norteamericana e particularmente dura com a falta de moral, pois esta desvia a atenção frente a busca do bem-estar e prejudica a harmonia domestica, que e tão essencial ao sucesso dos negócios. Nesse sentido, pode-se dizer que ser casto e uma questão de honra”.
TOCQUEVILLE, A. Democracy in America. Chicago: Encyclopædia
Britannica, Inc., Great Books 44, 1990 (adaptado).
Do trecho, infere-se que, para Tocqueville, os norte-americanos do seu tempo A) buscavam o êxito, descurando as virtudes cívicas.
B) tinham na vida moral uma garantia de enriquecimento rápido.
C) valorizavam um conceito de honra dissociado do comportamento ético. D) relacionavam a conduta moral dos indivíduos com o progresso econômico. E) acreditavam que o comportamento casto perturbava a harmonia domestica. Questão 02
O príncipe, portanto, não deve se incomodar com a reputação de cruel, se seu propósito é manter o povo unido e leal. De fato, com uns poucos exemplos duros poderá ser mais clemente do que outros que, por muita piedade, permitem os distúrbios que levem ao assassínio e ao roubo. MAQUIAVEL, N. O Príncipe. São Paulo: Martin Claret, 2009.
No século XVI, Maquiavel escreveu O Príncipe, reflexão sobre a
Monarquia e a função do governante.
A manutenção da ordem social, segundo esse autor, baseava-se na
A) inércia do julgamento de crimes polêmicos.
B) bondade em relação ao comportamento dos mercenários.
C) compaixão quanto à condenação dos servos
D) neutralidade diante da condenação dos servos.
E) conveniência entre o poder tirânico e a moral do príncipe
Questão 03
A lei não nasce da natureza, junto das fontes frequentadas pelos primeiros pastores; a lei nasce das batalhas reais,das vitórias, dos massacres, das conquistas que têm sua data e seus heróis de horror: a