educação
Nos dias atuais há pouca motivação entre os estudantes no ensino da matemática, especialmente no conteúdo referente à trigonometria. Diante disso buscou diferente maneira de motivar o aluno. A história da matemática se configura como uma alternativa para a contextualização, a motivação e também possibilita a interdisciplinaridade que as DCE-PR4 prevêem para a formação escolar do educando. Segundo essas diretrizes “os saberes escolares devem ser apresentados aos alunos sob um ponto de vista questionador, contextualizados, numa perspectiva interdisciplinar, quebrando a rigidez que a legitimidade social atribui a eles”. (p.04)
Em razão disso optou-se pela história da matemática que de acordo com D’Ambrosio (1996) “... não é necessário que o professor seja um especialista para introduzir história da matemática em seus cursos. [...] Basta colocar aqui e ali algumas reflexões. Isto pode gerar muito interesse nas aulas de matemática”. (p.13)
Ocorre também uma maior facilidade de informações fornecidas por meios de comunicação, internet ou outras fontes. Estes conhecimentos são repassados aos alunos de forma livre, sem critérios, proporcionando um excesso de informações muitas vezes sem utilidade real, o que pode causar apatia e conseqüentemente desinteresse ao conteúdo escolar. O professor busca trabalhar os conteúdos, porém muitos estão desvinculados da realidade e isto faz com que os alunos percam ou nem despertem a vontade e a necessidade de aprender. Com isto o professor envolverá a turma usando em sala de aula de um material didático envolvendo a história da matemática e, paralelamente, a história da trigonometria.
2 JUSTIFICATIVA
O estudo surgiu da situação do ensino da trigonometria e a possibilidade de se utilizar a história da matemática como estratégia de contextualização. A aquisição do conhecimento científico por meio da história da trigonometria possibilita o uso de diferentes recursos, sempre que possível, com outras