educação
Andreza Gomes da Silva
Daniela Aparecida de Souza
Rosana Cristina Carvalho Fraiz
UNIP – Universidade Paulista
Graduação em Pedagogia
Introdução
Este projeto tem como objetivo desenvolver uma relação mais próxima entre família e escola para melhor educação dos alunos, mostrando a realidade das famílias de hoje e dando sugestões de como ajudarem seus filhos nos estudos para alcançarem o sucesso educacional.
A educação media o conhecimento, técnica, valor, comportamento, atitude, enfim o saber historicamente produzido da geração antiga para a futura. Os pais e as escolas do dia de hoje estão preocupados apenas em preparar os alunos para o mercado de trabalho, e não também para tornarem cidadãos críticos que transformem a realidade. “O ponto de partida para um trabalho sistemático com famílias é a consideração dessa instituição como construção social e histórica, cuja missão socializadora lhes foi imposta pelas sociedades nas quais está inserida.”(SZYMANSKI, 2010, p.19).
Há famílias que participam, colaboram e orientam seu filho em todo processo de ensino e aprendizagem, em contraposição há famílias que não suprem nem as carências necessárias dos alunos, acreditam que essa é uma obrigação da escola, e a escola remete reforçando que dar carinho é obrigação dos pais.
Considera importante o desenvolvimento de hábitos de estudo, parece que o seio da família deveria ser considerado como um local privilegiado para se desenvolver a iniciação desses hábitos, mesmo antes de a criança começar a frequentar a escola... Se isto é desenvolvido como valor no seio da família, terá força muito maior do que quando desenvolvido na escola apenas. (PARO, 2007, p. 26).
O importante é que exista uma corresponsabilidade, onde a união da família com a escola contribuirá para o desenvolvimento e transformação do aluno rico em conhecimento e autocrítico voltado para a cidadania.