Educação
PEDAGOGIA – 7º SEMESTRE
gildete domingos de oliveira glendha loren correia da silva heline pereira alves josé wellington pacheco
PROjeto de intervenção:
A Dinâmica Social da Inclusão e da Exclusão no Espaço Escolar
Maceió
2013
MINE PROJETO DE INTERVENÇÃO
1. Identificação da instituição: Escola Municipal de ensino Fundamental Professor Aurino Maciel.
2. Carga horária: 20 horas
3. Quem se torna responsável em aplicar o Projeto: Diretor(es), Coordenadores Pedagogigos, Conselho da Escola e Conselheiros Tutelares, Psicologos e Pais.
4. Temática – A Dinâmica Social da Inclusão e da Exclusão no Espaço Escolar.
5. Introdução A comunidade escolar diz saber o que é inclusão, mas na realidade camuflam a falta de conhecimento, condudo as cobranças são realidas atraves dos mais informados. A exclusão aconte justamente pela falta de conhecimento, quando deixamos de atender o alunos X ou deixamos de contratar o funcionario Y. Incluir não trata-se apenas em colocar a criança ou jovem na salaaula, mas, faze-lo participante dos programas e atividades que a instituição tem a oferecer. Mas todos os envolvidos são participantes ativos desse processo, do porteiro até a educadora, todos são responsáveis para que esse sujeito possa se desenvolver em sua plenitude, cabendo ao corpo de coordenação pedagogica as devidas orientações e pssiveis intervenções.
6. Justificativa A partir da leitura de alguns periodicos, percebemos que essa diamica é pratica por algumas instituções, mas as mesmas enfrentam o preconceito e a falta de tolerancia de alguns pais desenformados, que tem medo de deixar seu filho com crianças com necessidades educacionais especial. Partindo desse pressuposto, propomos um cliclo de palestras, para toda familia escolar, com palestras, ciclo de perguntas e tira duvidas com especialistas.
O direito de toda criança à educação foi proclamado na Declaração de