Educação étnico
EDUCAÇÃO INFANTIL, ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO.
RESUMO
PARTE 3 - EDUCAÇÃO INFANTIL E A FORMAÇÃO IDENTITÁRIA
A questão da inclusão é fundamental na educação, prioritariamente na Educação Infantil, pois algumas atitudes ou gestos preconceituosos podem marcar significativamente a educação das crianças pequenas.
Mas será que existe racismo na unidade de Educação Infantil? Os adultos contribuem com o processo de inclusão ou exclusão social? Esses questionamentos são necessários para uma educação inclusiva, de qualidade e que possa garantir igualdade de direitos.
Infelizmente, grande parte dos docentes não receberam durante a formação, subsídios para tratar esta questão, juntamente com preconceitos de ordem pessoal, pode gerar situações em que o professor pode “não saber lidar”, acarretando uma forma de exclusão.
Podemos notar que na Educação Infantil, nas suas práticas pouco aparece ilustrações ou atividades que mostram personagens negro ou afro - descendentes.
Normalmente esses assuntos passam despercebidos em reuniões pedagógicas e projetos da escola.
Sabemos que a construção da identidade da criança, ocorre na infância. Mas se uma criança não se sente representada em seu meio de convivência, que identidade está construindo?
Importante ressaltar que na rede municipal de educação em São Paulo, temos instrumentos que orientam uma prática pedagógica que considera a criança como sujeito de direitos, valorizando seus costumes, produções e cultura.
É essencial considerar e adequar o conteúdo de trabalho previsto pela Lei 10.639/03, ao interior das unidades de Educação Infantil, promovendo reflexões sobre o assunto, atividades que possam contribuir com os processos de “ação afirmativa”, valorização da auto-estima, reconhecimento da importância dos povos e os ascendentes africanos, na construção de nosso povo e cultura.
OBJETIVOS DA MODALIDADE
• Organizar os espaços