etnico raciais e educação indigena
Quando nascemos, crescemos e convivemos em meio a um grupo de pessoas. Aonde aprendemos a nos comportar e a seguir normas e procedimentos, porém, são regras estipuladas pela sociedade. E com o passar do tempo à educação já fazendo parte de nossas vidas e ressaltando que cada sociedade de nossa História apresentou sua educação especifica, sendo, em um momento histórico e social da época.
Podemos observar que nas comunidades primitivas a educação é exclusivamente informal, aonde as pessoas do grupo não frequentam uma escola, pois os mais velhos ao realizar as tarefas independentes do sexo, com atividades do cotidiano faz com que aprendam sua cultura sendo ela oral e também faz com que desenvolvam a cada individuo do grupo, sua identidade e de pertencer a uma comunidade. Já nas sociedades escravistas, na Antiguidade o mais comum era que os dominantes deixassem os dominados cultivar suas próprias crenças, isso porque os escravos estrangeiros eram formados em culturas diferentes das de seus senhores, os povos não usavam a cultura como forma de dominação, seu recurso era à força das armas.
A educação Grega tratava-se de uma educação elitista aonde visava apenas cidadãos, ou seja, habitantes das tribos. Uma formação que visava á formação da elite dirigente, futuros governantes. Sendo privilegiados a essa educação os cidadãos gregos, não havia programas oficiais aonde se falava o que deveria ser ensinado, a tradição era quem determinava o conteúdo curricular para que a ordem social não fosse ameaçada. Com isso a cultura grega influenciou tanto no surgimento da escrita e da cultura em Roma, sendo uma forma de educação não-famíliar institucionalizada na escola. Tendo Roma como objetivo formar bons oradores capazes de administrar os negócios do Estado. Com o