educação etnica
Geral
Implementar, produzir e divulgar conhecimentos, atitudes, posturas e valores que promovam a igualdade étnico-racial e indígena no cotidiano das unidades escolares.
Específico
- Conhecer as diversidades culturais, bem como suas particularidades, através do processo de conhecer, descobrir, interagir, crescer e apropriar-se de novos repertórios de forma prazerosa, rica e envolvente.
- Experimentar vivências do campo das Artes Visuais, Música e Movimento que envolva as diferentes étnicas (indígena- africana).
- Apreciar, valorizar e respeitar a diversidade cultural presente na sociedade em que vivemos.
-Socializar os materiais confeccionados pelos alunos por meio de exposição para que todos os que participarem possa compreender a importância da diversidade cultural na construção de nossa sociedade em que vivemos.
JUSTIFICATIVA:
O projeto ‘a cultura: afro-indígena na escola’, propõe uma discussão não só com os alunos da Educação Infantil, mas também com toda a escola sobre a identidade cultural em nosso país no âmbito individual, social e coletivo, buscando integrar os eixos os conhecimentos - Artes Visuais, Música e Movimento, para explorar várias habilidades e competências desta faixa de idade. Sendo assim abordar as diferentes relações étnico-raciais e indígenas sua influência no âmbito cultural como: obras de arte, danças, brincadeiras e músicas se fazem necessário, pois é preciso incentivar nossos alunos a superar preconceitos raciais e culturais, tornando-os cidadãos críticos que participam do processo social, conscientes de seus direitos e deveres na sociedade com base no respeito mútuo.
CONTEÚDO:
Artes Visuais:
Conceituais Procedimentais Atitudinais
Ampliação de conhecimentos das diferentes formas de expressão artística e de diversas obras ligadas a relações étnico-raciais e indígenas. Exploração e utilização de alguns procedimentos artísticos