EDUCAÇÃO: O DESENVOLVIMENTO CONTINUO DA CONSCIÊNCIA SOCIALISTA.
PEOFESSOR :CHARLES - PEDAGOGIA NOTURNO – 2º ANO -
SETEMBRO 2015 ACADÊMICA: TANIA DA SILVA DISCIPLINA- SOCIOLÓGIA II
FICHAMENTO
EDUCAÇÃO: O DESENVOLVIMENTO CONTINUO DA CONSCIENCIA SOCIALISTA.
79
O papel da educação não poderia ser maior na tarefa de assegurar uma transformação. Assinala um afastamento radical das práticas educacionais dominantes sob o capitalismo avançado.
80
No final do século XVIII e nas primeiras décadas do século XIX acreditavam em um ideal educacional que poderia orientar e enriquecer humanamente os indivíduos. A segunda metade do século XIX foi marcada pelo triunfo do utilitarismo e o século XX capitulou sem reservas também no campo educacional as concepções de “racionalidade educacional”.
Quanto mais avançada a sociedade capitalista mais centrada na produção de riqueza e na exploração das instituições educacionais de todos os níveis promovida com suposto zelo ideológico pelo Estado.
81
O capitalismo pode ordenar seus negócios de modo a limitar o período de educação institucionalizada em uns poucos anos economicamente convenientes da vida dos indivíduos de maneiras discriminadoras elitistas.
Kant e Schiler tinham intenção de ser os antídotos necessários e possíveis da progressiva tendências de alienação desumanizadora, pelos indivíduos moralmente preocupados em sua vida pessoal à tendência critica.
O período de educação institucionalizada limitado sob o capitalismo sobe os poucos anos de vida do individuo.
Torna o problema do domínio ideológico do capital sobre a sociedade como um todo sobre os indivíduos.
82
Fundamentos neutros de valor em uma sociedade explícitos doutrinação ideológica. São consumidores soberanos das mercadorias produzidas capitalisticamente com base nas escolhas soberanas. Educação capitalista os indivíduos particulares embebidos nos valores da sociedade de mercadorias como algo lógico e natural.
A sociedade