Informação e conhecimento na nova ordem mundial
Prof. Heitor M Quintella, DSc
Introdução
O fator mais importante do ponto de vista filosófico em participar do Grupo de Pesquisa FHTC é o desenvolvimento ético e a consciência do papel central do homem de ciência na construção de uma sociedade aberta, progressista, libertária, tecno-industrial, que por conseqüência eleva ao seu grau máximo as virtudes do ser humano.
Segundo Kohlberg existem tres níveis de desenvolvimento ético, definidos em termos da postura individual diante do que é direito fazer e do porque fazer o que é direito, a saber:
1 - Nível pré convencional com dois degraus definidos pelas razões: a) Castigo e obediência – “não vou transgredir para evitar o castigo.” b) Objetivo instrumental individual e de troca – “vou cooperar na transgressão para ser ajudado em retorno”
2 – Nível Convencional com dois degraus definidos pelas razões: a) Expectativas interpessoais mútuas – “Transgredirei com ele porque quero sua amizade, afeição, estima ...” b) Preservação do sistema social – “cumprirei as suas normas porque é errado desobedecer às autoridades e contra as leis”
3 – Nível Pós-convencional com dois degraus definidos pelas razões: a)Direitos originários,contrato social ou utilidade – “não vou transgredir porque isto interfere com os direitos de outros e futurameente meus direitos podem igualmente ser violados”. c) Princípios éticos universais – Há princípios universais que regem as relações entre todos os seres humanos e não há força externa quer possa compelir-me a atuar em algo errado ou que se afaste destes pincípios.
Princípios e valores
Para a boa prática da Ciência é necessário haver um forte alinhamento com princípios e valores. O conjunto de princípios e valores hierarquizados que norteiam a Ética Universal originam-se da filosofia de Kant além de outros filósofos e desemboca na Carta de Direitos Humanos de 1948. Apesar de