Obras de terra deslizamentos de terra
Deslizamentos e inundações são eventos de graves consequências gerados em períodos de precipitações severas, as quais são recorrentes no litoral brasileiro.
Ainda que não se possa evitar a ocorrência destes eventos climáticos, podem-se identificar padrões comportamentais do terreno, baseados nas suas características geológicas, assim como na presença de ações antrópicas, de modo a que se possam elaborar métodos preventivos ou que atenuem os efeitos destrutivos dos eventos.
Para que se evite a destruição ou a perda de vidas humanas é necessário que se estude e se delimite os terrenos em função da sua sustentabilidade de ser afetados em épocas de precipitações extremas, colocando edificações em risco de ocorrência de desastres.
O mapeamento das áreas de risco de desastres depende, fundamentalmente, do mapeamento das áreas de suscetibilidade, associado ao cadastro georreferenciado das moradias presentes nestas áreas. Neste cadastro é avaliada a vulnerabilidade da edificação que tem a ver com seu padrão construtivo.
Este presente trabalho visa salientar o estudo de duas regiões em específico localizadas nos Bairros de Santa Rita e Taboão considerando os métodos para reconhecimento de deslizamentos baseados nos textos que introduzem ao assunto. Busca ainda encontrar soluções que criem uma linha de reflexão que cabe ao próprio município realizar, mas que podem viabilizar a existência de residências no local.
1. DESLIZAMENTOS
O deslizamento é um fenômeno provocado pelo escorregamento de materiais sólidos, como solos, rochas, vegetação e/ou material de construção ao longo de terrenos inclinados, denominados de encostas. Ocorre em áreas de relevo acidentado, das quais foram retiradas a cobertura vegetal original que é responsável pela consistência do solo e que impede, através das raízes, o escoamento das águas. O deslizamento de terra se difere dos processos erosivos pela quantidade de massa transportada a uma grande velocidade. Esses fenômenos naturais