EDUCAÇÃO E TRABALHO
1. Para compreender melhor o processo de lutas da classe trabalhadora brasileira, entre elas a luta por educação, é importante que você tenha uma visão sobre as mudanças políticas e econômicas mais significativas no Brasil. Para as discussões que faremos neste capítulo, é fundamental entender a passagem do modelo econômico que vigorou no Brasil até o final do regime militar para o modelo neoliberal, que tantos desdobramentos trouxe aos vários setores da vida brasileira, entre eles a educação.
Escreva um texto de no máximo 10 linhas, indicando os movimentos sociais e a luta dos trabalhadores para a educação no Brasil.
2. Para O Relatório Jacques Delors foi elaborado por uma comissão internacional, por solicitação da UNESCO, entre março de 1993 e setembro de 1996. O objetivo foi apresentar um estudo sobre a educação para o século XXI, de modo a contribuir com os países na elaboração de políticas públicas. O relatório aponta os problemas que cercam a educação e faz sugestões de soluções pertinentes ao desenvolvimento humano mais harmonioso em uma sociedade globalizada. As orientações abarcam todo o processo educativo, da educação básica à universidade, e discutem a função da educação, o papel dos professores, dos políticos e da sociedade. Escreva um texto de no máximo 10 linhas, discutindo a Inclusão e exclusão social como expressões da relação trabalho e educação.
3. A O sofrimento psíquico é gerado no trabalhador devido à pressão a que é submetido diariamente em busca de lucros, competição, eficácia e da manutenção do emprego. O trabalhador se sente apavorado por não conseguir manter sua energia física e mental adequada para seu desempenho no trabalho, e esse pavor é uma forma com que se manifesta o sofrimento psíquico (ROCHA, 2005, s/p).
Escreva um texto de no máximo 10 linhas, discorrendo sobre a doença laboral e a qualidade de vida do trabalhador.
EDUCAÇÃO INCLUSIVA