Resumo ambiente de tarefas
O ambiente tarefa é específico e singular em cada empresa, é o ambiente próprio da empresa. É constituído pelas empresas, instituições, grupos e indivíduos onde a empresa mantém uma interação para o bom funcionamento. Partes do ambiente que são relevantes para estabelecer e alcançar seus objetivos.
Setores do ambiente de tarefa
São quatro setores:
1. Mercado de clientes e consumidores: que se encarrega de compreender as saídas ou resultados da atividade empresarial.
2. Fornecedores de recursos: capital e dinheiro (área financeira), de materiais (suprimentos e compras), de pessoal (área de recursos humanos), de equipamentos e serviços (prestadores de serviços) e de espaço de trabalho (imobiliárias e aluguéis).
3. Concorrentes: tanto para o mercado quanto para recursos, ou seja, as empresas concorrem entre si disputando os fornecedores de recursos (entradas) e os mesmos clientes (saídas).
4. Grupos de reguladores: constituído por instituições (governo, sindicatos, associações, ONG, etc..) que de alguma forma impõem limites e restrições as atividades da empresa.
Mercado
É o conjunto de pessoas ou organizações que compram ou são induzidas a comprar produtos ou serviços. Existem variedades de visualizar o mercado, exemplos:
Uma indústria automobilística é composta por compradores e potencias que podem ser abrangidos a rede nacional ou internacional;
Para uma empresa produtora de pães seria uma unidade geográfica (distribuição diária da sua produção com o preço definido);
Para uma empresa corretora de ações o mercado é um lugar próprio aonde são negociadas as ações diariamente.
Existe o mercado comprador quando a oferta é maior do que a procura, ou seja, muitas opções de escolha, isso acaba exercendo uma influência reguladora obrigando os produtores a se ajustarem às exigências do mercado.
Por outro lado existe o mercado vendedor quando a procura é maior do que a oferta, ou seja, pouca concorrência aumentando a demanda de seu