Educação e Tecnologia
Este estudo trata-se de um Trabalho de Conclusão de Curso de Pós-graduação, no nível de especialização em Docência no Ensino Superior, resultante de pesquisa bibliográfica e análise da disciplina na área de Educação e Tecnologia.
A questão que norteou esta pesquisa foi “A educação unida à tecnologia e suas ferramentas podem implementar o processo de ensino-aprendizagem?” Para respondê-la recorremos a autores e teóricos como José Carlos Araújo, Antonio Carlos Gil, Vani Moreira Kenski, Lynn Alves, Cristiane Nova e outros.
O processo de educação de maneira geral ainda dá-se de forma autoritária, disciplinar, seqüencial e direcionada. Os professores seguiam os métodos tradicionais, no qual imperava o famoso “GLS” (giz, lousa e saliva). O professor era um mero reprodutor de conhecimento, reinava a metodologia “professor fala e o aluno escuta”. Esses fatores são, com certeza, “estressantes” e limitam as dimensões técnica e interpessoal, comprometendo a satisfação de suas necessidades humanas básicas. Contudo, não há uma avaliação criteriosa que permita verificar se os ambientes de ensino-aprendizagem propostos hoje na educação atual para formação continuada dos estudantes possibilitam uma melhor eficácia na absorção do conhecimento. Por estas questões, essa monografia se propõe a defender que a tecnologia e seus elementos podem potencializar o processo educacional. Isso levando em conta não só as possibilidades, mas os limites ainda existentes.
A pesquisa entra no âmbito das tecnologias e traz como foco central a experiência com a disciplina “Educação e Tecnologia” no Curso de Pós-graduação Lato Sensu em Docência no Ensino Superior da Faculdade 2 de Julho (F2J). Dessa forma, observando a reação dos alunos em relação às atividades realizadas, especialmente o contato com o Moodle, ambiente virtual de aprendizagem.
O Moodle foi utilizado pelos alunos no decorrer do curso e veio comprovar que no âmbito pedagógico no qual a educação unida a