Drenagem Linfaticas
Docente: Ana Karla
Curso: Massagista
Assunto: Drenagem linfática Manual
Alunos:
Michelly Ferreira Odeleio Ferreira Nara Neij Sandra Maria Erika Souza
Drenagem Linfática é um procedimento que se faz para drenar líquidos excedentes nos interstícios. Tal procedimento é usado com grandes resultados: na gestante, melhorando a circulação de retorno; nos linfedemas, diminuindo os inchaços; no pós-cirurgia melhorando edemas, sensibilidades, a dor e a cicatrização.
Ao tocar os gânglios linfáticos pela primeira vez em 1932, o Dr. Emil Vodder não poderia imaginar que sua descoberta seria alvo de tantos estudos e de inúmeras polêmicas até os dias de hoje. Foi ele que descobriu um sistema, paralelo ao circulatório, que possuía os chamados linfonodos (gânglios linfáticos) que quando estimulados diminuíam de tamanho, servindo como tratamento para diversos problemas.
A partir de então, Dr. Vodder, em companhia de sua esposa, se dedicou durante 40 anos à técnica, dando palestras, curso e demonstrações. Graças a este trabalho pioneiro, e ao interesse crescente de médicos pelo seu método, foi fundada em 1967 a Sociedade de Massagem Linfática Manual cujo objetivo era fundamentar cientificamente as ações da Drenagem.
Porém, o crescente número de supostos profissionais que aplicam ¨drenagens¨ sem conhecimento nenhum do Sistema Linfático, preocupa os esteticistas sérios e estudiosos, afinal, além da concorrência, o trabalho desenvolvido é errado e muitas vezes aplicado de forma danosa ao corpo humano.
Quem conhece o sistema linfático não executa massagens vigorosas, deixando inclusive equimoses em alguns pacientes. Afinal eles sabem que o sistema é composto por finos e delicados capilares que formam uma rede, localizada na parte mais superficial do corpo humano, a pele. Estes capilares absorvem os líquidos por pressão hidrostática intersticial, que tendem a movimentar o fluído de volta para os