Drenagem Linfática
DE
DRENAGEM
LINFÁTICA
Massagem de Drenagem Linfática
Grego: Massein = amassar Árabe: Masech: palpar
Massagem: Assegurar saúde e beleza
A massagem de drenagem linfática é um método terapêutico que visa aumentar a capacidade de condução da linfa, pelos vasos linfáticos favorecendo assim, a distribuição de líquidos intracelulares.
Um dos objetivos da massagem de drenagem é aprimorar algumas funções do sistema linfático e dentre seus principais benefícios podemos citar:
Redução de edemas linfáticos, pós-operatórios, celulite, linfedema, entre outros.
Proporciona a regeneração e a defesa dos tecidos.
Aumenta a diurese e a eliminação de toxinas.
A técnica de drenagem linfática é complexa, representada por um conjunto de manobras muito específicas. Essas manobras devem ser realizadas com pressões suaves, lentas, intermitentes e relaxantes, que seguem o trajeto do sistema linfático, mobilizando a linfa até os gânglios linfáticos.
Essa técnica de drenagem está baseada nos trajetos dos coletores linfáticos e linfonodos, associando basicamente três categorias:
1- Manobras de captação ou chamada: É realizada diretamente sobre o segmento edemaciado, visando aumentar a captação da linfa pelos linfocapilares.
2- Manobras de reabsorção: As manobras são realizadas nos pré-coletores e coletores linfáticos.
3- Manobras de evacuação: Ocorre nos linfonodos.
A realização da drenagem linfática precisa ser de acordo com um esquema já estabelecido por Vodder e com as seguintes características das manobras:
- Realização em grandes superfícies.
- Manobras lentamente deslizantes.
- Duração da pressão de cerca de um segundo, finalizando com fase de descanso de aproximadamente cinco a sete segundos, quando a manobra deve ser novamente efetuada no mesmo local.
- Repetição da manobra no total de cinco a sete vezes por segmento tratado.
- Manobras na direção do fluxo linfático.
- As manobras não devem causar dor ou eritema na pele.