Drenagem linfatica
UNIVERSIDADE LUTERANA DO BRASIL
COMUNIDADE EVANGÉLICA
LUTERANA SÃO PAULO
CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM ESTÉTICA E COSMÉTICA
DRENAGEM LINFÁTICA
Métodos de tratamento para o edema/linfedema
Profª. Lívia Filla Nunes
Hanna Pinto da Silva
Introdução
Este trabalho aborda os tratamento de edema e linfedema nos tipos de drenagem linfática mecânica (a vacuoterapia, e a pressoterapia). Como estes tratamentos são utilizados, e quais são os seus efeitos
Drenagem Linfática Mecânica (Vacuoterapia)
Sistema mecânico não invasivo que utiliza rolos motorizados com pressão negativa do vácuo, de intensidade variável,que produz os mesmos efeitos da drenagem manual, permitindo que a terapia seja mais rápida, mais moderna e mais padronizada.
Para este fim utiliza a técnica de ventosas além de cabeçotes como roletes, que permitem o deslizamento dos mesmos, promovem uma pressão positiva no local dos rolos (ou borda da ventosa), em conjunção da pressão negativa da sucção. A vacuoteraopia é uma técnica rítmica de dobramento e desdobramento, e de sucção do tecido adiposo.
Os efeitos fisiológicos da vacuoterapia são a melhora da circulação sanguínea, linfática, eliminando zonas de tensão cutânea e a retenção de água(edema e linfedema). Ela participa da da mobilização dos tecidos fibrosados por uma ação mecânica simples, identifica e trata as dermalgias reflexas, aumenta a extensibilidade do colágeno, melhorando o trofismo tissular.Os efeitos externos são de moldar o corpo e reduzir os excessos, potencializando a lipólise nos niveis mais profundos de gordura.
Drenagem Linfática Mecânica (Pressoterapia)
Pressoterapia é um tratamento exclusivo de desintoxicação, por meio de uma eficaz drenagem