educação e sexualidade
EDUCAÇÃO E SEXUALIDADE
TF - Desenvolvimento 1
Sônia Maria Martins de Melo et al; designinstrucional Carmen Maria Cipriani Pandini Educação e sexualidade 2.ed. rev. – Florianópolis :UDESC/CEAD/UAB, 2011.
Camila Elisângela Moraes Moreira1
Bruna de Souza Goes Normélia Schumann
Silvane Dick Meireles da Silva Conforme conteúdo do webinar educação sexual emancipatória: “a educação é um fenômeno humano e social, com todas as suas determinações, sendo também campo da ação humana. [..] Educação sexual [...] não se trata, de ensinar a sexualidade, mas de preparar as condições de desenvolvê-la em seu contexto pessoal, de cria-la. [...] Sexo é entendido como caracterização biológica, hereditária, que diferencia o homem da mulher. [...] Sexualidade engloba sentimentos, relacionamentos, sensualidade, prazer, erotismo, direitos, deveres, sexo, enfim o ser humano em sua plenitude, em sua totalidade. [...]
Sexualidade emancipatória é aquela que nos dá condições de compreender a dinamicidade, a complexidade, a riqueza da sexualidade humana.” (http://prezi.com/93r1nvf5velu/educacao-sexual-emancipatoria/?utm_campaign=share&utm_medium=copy) “Certamente percebemos que, hoje, as transformações ocorrem muito rapidamente, mas, no que se refere à temática “sexualidade”, ainda não conseguimos falar dela com a naturalidade necessária.” (p.22).
“Muitas vezes, não conseguimos deixar de ter preconceitos por estarmos presos a um passado calcado unicamente no senso comum. Por esse senso comum, ainda interpretamos o mundo, na maioria das vezes, pelos mitos criados para explicar situações que há poucas décadas ainda não era possível explicar, inclusive através da ciência, bem como por valores ultrapassados para nossa época.” (p.22).
“Lembre-se sempre de que somos seres humanos, portanto mutáveis, tendo a capacidade de renovação a cada dia. Para que essa