Educação e mídia
“Faça um fichamento do texto (capítulo I) com suas próprias palavras. Você deve deixar claro e distinto o que é raciocínio da autora e quais são os seus comentários pessoais”.
Não dá para separar comunicação e conhecimento, pois para acontecer o conhecimento é preciso a comunicação e toda a comunicação gera o conhecimento.
Por meio do afeto a atenção é despertada e a mente é atingida. Só há aprendizagem quando somos afetados/atingidos, ou seja, quando temos interesse e vontade de aprender alguma coisa. E na escola é tarefa do professor despertar esse interesse.
O afeto faz parte do processo formativo, pois promove a confiança e o encantamento do aluno pelo professor.
O que vem a ser comunicação, entendi o seguinte: que ocorre entre duas mentes, dois seres pensantes,este processo se desencadeia numa relação onde alguém irá comunicar, ensinar algo para outra pessoa, sempre lembrando que na hora dessa transmissão a pessoa que irá receber a comunicação já traz consigo suas experiências, e que no caso do professor deverá ouvi-las e interpretá-las para conseguir adaptar trazê-las para dentro do seu planejamento.
Podemos sintetizar a semiótica como a ciência que estuda os processos sígnicos, é a função do signo, o processo de sua formação, o movimento que gera e por meio do qual existe. A semiótica tem duas grandes vertentes, pelo menos: a originada pelo francês Ferdinand Saussure, pai da lingüística e a originada por Charles Sanders Peirce, que abrange todo e qualquer fenômeno sígnico.
O que é signo? Toda vez que um objeto é representado por algo gerando um entendimento em uma mente temos a semiose ou processo sígnico.
Todo signo está em conexão com muitos outros, o tempo todo (para expressar qualquer coisa devo recorrer a outros signos). Esta rede necessária de signos é chamada de cadeia sígnica.
Item 02 – (Vale de 0 a 30)
Assista ao vídeo-aula (referente ao capítulo VIII): “O padrão visual dos jornais e