Educação e meio ambiente no ensino fundamental: a crise da água no planeta
RESUMO
O estudo analisa a Educação Ambiental como transmissão de conhecimentos e de conceitos a serem adquiridos pelos educandos no processo educativo. Abrange também um problema atual: a crise da água no planeta. Através destes dois assuntos, a pesquisa mostra a importância da Educação Ambiental nas escolas de ensino fundamental, para amenizar o problema da falta d`água, e a formação da conscientização dos educandos para com este fato. Apóia-se em documentos oficiais, documentários de jornais, revistas, e se baseia em conceitos de autores diversos. Estrutura-se em uma pesquisa empírica com questões abertas para diagnóstico do tema entre educadores e educandos. Os resultados atingidos são satisfatórios, pois a percepção do tema em nível de ensino fundamental está bem clara.
Palavras – chave: Educação, ambiente, conscientização, conhecimento, água.
INTRODUÇÃO
Este estudo aborda o tema Educação Ambiental e sua importância para a educação de hoje. Por ser um tema muito amplo, este trabalho se reterá na Educação Ambiental e seu papel na formação do educando como cidadão, não entrando na análise específica integral de homem.
O papel do educador na formação de homem preocupado com a questão ambiental, e como este deve nortear a transmissão de conhecimentos aos educandos é parte fundamental no desenvolvimento deste estudo.
Desenvolvendo uma crítica à Educação Ambiental, esta pesquisa entrará na questão da água nos dias atuais e na crise que se debruça sobre ela. Fará também uma explicitação teórica sobre o assunto, não entrando na questão de descrever bacias hidrográficas, mas sim apenas citá-las, pois o objetivo deste é transcrever sobre o ponto em que chegou a crise da água, apontar os locais de maior incidência da falta da mesma, e sugerir algumas soluções para minimizar este problema mundial.
Tudo o que vemos com