O policiamento em bicicletas como uma opção eficiente para o policiamento comunitário
Atualmente em todo o mundo, é grave a crise da nossa sociedade moderna, uma sociedade viciada pelo consumismo exacerbado, a moda do querer-sem-poder, onde no passado nossas crianças se contentavam em brincadeiras de roda, cantigas, pega-pega, esconde-esconde, pião, bola de gude, bola de meia e bonecas de pano e hoje desejam desesperadamente um vídeo game de última geração, o celular da moda e os brinquedos de controle remoto. Os jovens se sentem humilhados por não usarem roupas de grifes internacionais famosas, e não tiverem carro ou moto e não tiverem dinheiro para bancar farras em baladas alucinantes a noite toda. Por outro lado a miséria, as drogas, a falta de educação, a ociosidade, a falta de um direcionamento espiritual religioso e a desintegração da família transforma nosso mundo moderno em um verdadeiro campo propício à proliferação do crime em todas as camadas sociais.
Frente a esta impactante realidade o poder público em parceria com a comunidade tem que buscar soluções viáveis para diminuir ou tentar controlar essa crescente onda de crimes que assolam nossas cidades.
Então, estudiosos, policiais, militares, estrategistas e sociólogos entrelaçam esforços em busca de soluções inovadoras e viáveis para enfrentar essa problemática descrita.
É nesse ambiente que surge o policiamento em bicicletas ou ciclo patrulhamento, ao qual descreveremos, no texto que se segue, sua história, características, modo de operar, logística, operacionalização para a Polícia Militar do Ceará e seu emprego eficaz e eficiente no policiamento comunitário e nas demais modalidades de policiamento.
1 A HISTÓRIA DO POLICIAMENTO EM BICICLETAS
1.1 Origem
Sua origem remonta ao século XIX, mais especificamente no ano de 1869, O Xerife do estado de Illinois nos Estados Unidos da América, aproveitando a ascensão do uso das primeiras bicicletas pela população local, resolveu equipar o efetivo local com as “boneshakers” nome dado as bicicletas em uso, que eram muito